domingo, 24 de agosto de 2008

Comemoração: Dia da Advogada - Chá de Confraternização
















Comemoramos em grande estilo no dia 22/08/08 o Dia da Advogada com um chá de confraternização e palestra proferida pela Doutora Hélvia Carvalho - Psicóloga. Tema: Coisas de Mulher
"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Fernando Sabino
Caras Colegas,
Durante esses três anos que estamos trabalhando a temática da Mulher nos voltamos à Violência Doméstica.
Muito fizemos e ainda iremos fazer. Contudo, é preciso direcionar nossas atenções à Violência sofrida no âmbito de seu trabalho.
Ainda ganhamos menos que os homens, muito embora desempenhando as mesmas funções. Somos diariamente discriminadas e rotuladas. O que é pior, muitas vezes por nós mulheres.
Se executamos bem nossas tarefas, somos medíocres;
Se promovidas, algo a mais aconteceu na sua relação chefe/empregada;
Se nos especializamos em determinado segmento do saber, sem sombra de dúvida é o mais fácil;
Se bonita, seu conhecimento jamais será o motivo de sua ascensão;
Se feia, as portas provavelmente se fecharão.
Poderia enumerar várias situações as quais o preconceito seria latente.
Como operadoras do Direito, sabemos perfeitamente, sem mágoas ou lamúrias que a sociedade sempre fora assim. Contudo, inadmissível é perceber que tal prática ocorre também no meio Jurídico. Ambiente que tem por obrigação a prática constitucional da igualdade e da preservação da dignidade da pessoa humana.
O momento não é só de reflexão ou de conscientização. É de luta! É de União! Já é chegada à hora de deixarmos de lado rivalidades fúteis e juntas e solidárias destacarmos nosso papel na sociedade.
A você mulher, cidadã e Advogada, desejo não só saúde e sucesso profissional. Desejo também respeito e dignidade.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Notícia do TJ/RJ

Notícia publicada em 11/08/2008 12:26
Curso Multidisciplinar "Violência Doméstica e a Lei Maria da Penha" enfatiza a necessidade da aplicação correta da lei

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, participou hoje, dia 11, da palestra de abertura do curso Multidisciplinar "Violência Doméstica e Lei Maria da Penha". O evento foi realizado na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e também contou com a presença da juíza Adriana Ramos de Mello; com a juíza e conselheira do CNJ, Andréa Pachá; com o diretor da Escola de Magistratura do Espírito Santo, Sergio Ricardo de Souza, e com Juarez Pinheiro, da Secretaria de Reforma do Judiciário.

Durante a abertura do curso, o presidente do TJRJ destacou a importância da criação dos juizados especiais de violência doméstica contra a mulher. "Quando começamos a instalar os primeiros, percebemos que há demanda. Precisamos de varas especializadas para esse tipo de violência. Com a Lei Maria da Penha podemos servir de maneira mais abrangente" - enfatizou Murta Ribeiro.

A juíza Andréa Pachá explicou que, para que o trabalho de combate à violência seja, realmente, efetivo, os próprios magistrados precisam saber qual é a realidade do seu país. "O problema da violência contra a mulher não é só do Brasil. Ele atinge o gênero em todas as partes do mundo. Existem pessoas que ainda têm dificuldade de enxergar e essa dificuldade não pode estar presente nos magistrados. Depois de uma luta enorme de pessoas vitimas dessa violência e de militantes e da promulgação da lei, cabe a nós magistrados fazer com que ela funcione. Para isso, precisamos de vivência e de experiência que, quando não aprendemos na vida, aprendemos nas Escolas de Magistratura. Os juizes precisam saber qual é a realidade que os cerca para que as decisões sejam condizentes com as necessidades das mulheres" - destacou a juíza.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Saudações Acadêmicas – 2008 – 2

Queridos alunos da Ferlagos
Bem dizia Manoel Carlos em Página da Vida: “...a vida é uma página aberta de um livro que escrevemos todos os dias.”
E, é maravilhosa exatamente por isso. Por ser ricamente vazia! Permitindo-nos recomeçar diariamente.
Vamos juntos escrever a história desse período repleta de sucesso e vencedores. Boas Aulas.